Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Ao usar nosso site você consente cookies.
A estratégia digital na criação de um site precisa estar relacionada aos seus objetivos de negócio, tanto qualitativos quanto quantitativos.
Mesmo que o seu site não seja uma loja virtual, é possível gerar receita por meio de um site institucional, por exemplo. O importante é que os conteúdos produzidos nele sejam pertinentes às pessoas que os acessam.
Para que isso ocorra, é necessário que o seu site tenha uma boa visibilidade online, ou seja, estar presente entre os primeiros resultados dos buscadores como o Google. Isso é bastante desafiador, pois é preciso conhecer bem as técnicas de SEO e aplicá-las.
Ao fazer isso, uma vez que as pessoas façam buscas na internet ao digitarem termos específicos (que chamamos de palavras-chave) e elas encontrem o seu site, maiores serão as chances de que parte delas se transforme em clientes.
Um site precisa ter duas coisas: domínio e servidor.
O domínio é a URL que deve ser inserida na barra de endereços para acessar o seu site. Por exemplo, o domínio de Beth Alamino é www.bethalamino.com de modo que, toda vez que alguém faz a inserção dele no navegador, tem acesso ao conteúdo do site.
A escolha do domínio é importantíssima no seu planejamento digital, pois ele precisa ter conexão com a sua empresa, de preferência o mesmo nome dela.
É preciso verificar se esse nome está disponível, e quem vai fazer isso é quem está empenhada em fazer o seu site.
O domínio é o comando que dá acesso ao site, mas todo o seu conteúdo precisa estar armazenado em algum lugar da web, certo? Para isso existe o servidor de hospedagem.
Portanto, todos os seus conteúdos textuais, imagens, vídeos, arquivos e afins são guardados aí. A exemplo do domínio, a contratação também é anual e os preços vão depender do tipo de hospedagem necessária para o seu site.
É fundamental que o site tenha a identidade da sua empresa. Para isso, é necessário ter acesso às informações e o objetivo da empresa ou profissional. O processo de criação de sites costuma ter os seguintes passos abaixo.
Atendimento. O primeiro passo é o atendimento, isto é, o contato que você tem com a pessoa responsável pela criação do site. Nessa reunião, você deverá informar as necessidades do seu negócio que o site precisa suprir para que o desenvolvedor possa dizer qual é o trabalho mais adequado e o orçamento.
Criação. Em seguida, começa a criação. É necessário definir a identidade visual (cores, tipologia, etc) e a arquitetura do site (organização do menu, botões, entre outros itens que os visitantes verão ao acessarem o site).
Programação. Agora começa o trabalho nos bastidores. A programação (também chamada de back-end) envolve estruturar os códigos que dão funcionalidades ao site, ou seja, é diferente da parte visual (chamada de front-end).
Conteúdo. “O conteúdo é rei”. Essa frase cunhada por Bill Gates em 1996 perpetua-se até hoje no universo do Marketing Digital. Afinal, por mais que o seu site tenha um visual incrível e um código limpo, não terá muita eficiência se o conteúdo não for muito bom. E qual é o bom conteúdo? simples: aquele que é útil e relevante para o seu público-alvo. Por isso, apesar do conceito ser simples, a produção requer a construção de uma estratégia de Marketing de Conteúdo.
Aprovação. Fase final. A partir daí, pode-se desenvolver mais conteúdo.